Perguntas e Respostas (Hipnose no Recife )

Recife – Hipnose – Perguntas e Respostas

O que é Hipnose?

Hipnose é um estado alterado de consciência. Neste estado, a pessoa fica hiperfocada em determinada situação. Dito de outra maneira, a hipnose faz com que a pessoa aumente a sua capacidade de se concentrar em algum ponto específico, sob a orientação do hipnotizador.

A pessoa perde a consciência quando está hipnotizada?

Jamais! O que ocorre é justamente o contrário. A pessoa que está em transe hipnótico tem consciência de tudo que está ocorrendo á sua volta, o tempo todo. O que ocorre é que ela acaba ficando em um estado de relaxamento tão profundo e agradável, permitindo que a sua capacidade de concentração seja aumentada ainda mais.

 

A pessoa pode não voltar do transe?

Esse é mais um mito muito comum. A pessoa não corre o risco de “não voltar” pelo simples motivo de que ela “não vai” a canto nenhum…

Vamos da um exemplo meio trágico, mas muito ilustrativo: Digamos que a pessoa seja hipnotizada, entre em transe e, nesse momento, o hipnotizador morra.  O máximo que pode ocorrer é a pessoa naturalmente sair do transe, sozinha, dentro de alguns minutos. Isso ocorre porque, depois de alguns minutos sem contato com o hipnotizador, a pessoa naturalmente retorna ao seu estado de vigília plena.

 

Há algum risco para a pessoa  que é hipnotizada?

Quando se trabalha com um profissional capacitado, não há nenhum risco. É muito importante que a pessoa, ao escolher um hipnoterapeuta, saiba de sua experiência, de sua capacitação, etc.

 

Quantas sessões são necessárias em um tratamento de hipnose?

Isso depende de cada caso. O tratamento de Fobias Específicas, como fobia de elevador, de insetos, de abelhas, de ratos, de animais, etc., é feito, normalmente em 3 sessões.

Dores sem diagnósticos, problemas orgânicos de fundo emocional, insônia, irritabilidade, ansiedade, etc., são tratados comumente entre 4 e 10 sessões.

É importante ressaltar que esses números são uma média do tempo de duração dos tratamentos. Naturalmente, caso venhamos a detectar que há necessidade de aprofundamentos, ou de se fazer regressão, então esses números de sessões são significativamente alterados.

Demais, casos, não é possível estabelecer parâmetros, entretanto, de forma geral, raramente os tratamentos com hipnose ultrapassam 20 sessões.

 

Porque o tratamento através da Hipnose apresenta resultados em tão pouco tempo?

Porque a hipnose permite que o hipnoterapeuta acesse, diretamente, o inconsciente da pessoa que está sob transe hipnótico. Para se ter uma idéia, 90% de todas as terapias e teorias psicológicas buscam, por diversos meios e formas, atingir o inconsciente da pessoa para, a partir daí, trabalhar na correção dos problemas comportamentais.

No caso da hipnose, esse acesso ao inconsciente é obtido em pouquíssimas sessões, permitindo que o núcleo do problemas seja atingido, compreendido e corrigido.

 

O problema que foi tratado pela Hipnose, retorna depois de algum tempo?

Não, não volta. O tratamento terapêutico através da hipnose não visa “mascarar” o problema e, sim, corrigir o que o está causando. Uma vez eliminado a causa, o sintoma desaparece.

 

Todo tratamento com hipnose envolve Regressão a Vidas Passadas?

Não. Somente utilizamos a hipnose para fazer regressão a vidas passadas quando esta necessidade se estabelece. Nem sempre precisamos buscar o passado para corrigir o presente. A hipnose que praticamos, chamada hipnose ericksoniana, possui um imenso arsenal de ferramentas e elementos que nos permite ajudar a pessoa a corrigir o comportamento defeituoso e adotar  praticas libertadoras sem a necessidade de estarmos buscando, excessivamente, o passado.

 

A Terapia de Vidas Passadas trata todos os tipos de problemas?

Não. O que ocorre é que muitos problemas podem ter sido causados por eventos do passado. Ora, se o problema está no passado, a hipnose nos permite regressar até ele e corrigi-lo.

Entretanto, a grande maioria de nossos problemas tem origem nesta atual existência, logo, não há necessidade de se buscar nada em vidas passadas.

 

Todas as pessoas são hipnotizáveis?

Sim. Todos nós entramos em transe pelo menos duas vezes por dia: Uma ao acordar e outra ao deitar. Sabe aquele momento em que você está quase dormindo e se lembra que tem que acordar no dia seguinte, ás 6h00 da   manhã?
Como esse é o momento em que você está em “transe”, essa mensagem funciona como um comando para o seu inconsciente. É por isso que, no dia seguinte, minutos antes do despertador tocar, você desperta!

Ou seja, você tanto entrou em transe quanto se programou, se hipnotizou, para acordar na hora certa. Praticamente não há diferença desse transe para o transe hipnótico induzido no consultório.

 

Nunca conseguiram me hipnotizar. Porque ?

Para que uma pessoa entre em transe,é necessário a reunião de algumas condições. A confiança no terapeuta, o desejo de entrar em transe, etc.

É importante saber que ninguém consegue hipnotizar ninguém. O que ocorre, no máximo, é alguém ajudar você a entrar em transe hipnótico. Parece a mesma coisa, mas não é. A diferença é sutil, mas poderosa!

O que fazemos na clínica de hipnose, é ajudar você a entrar em transe, utilizando técnicas que são mais adequadas e mais ajustadas a maneiras como você funciona internamente.

Cada pessoa é diferente da outra. É por isso que o processo de indução ao transe hipnótico é sempre diferente de pessoa a pessoa. Toda e qualquer pessoa pode ser hipnotizada. Basta apenas um trabalho melhor orientado.

 

Como funciona a Terapia através da Hipnose?

Na primeira sessão nós fazemos uma anamnese, uma investigação completa sobre o problema e a maneira como você funciona (sua maneira de pensar e sentir).

A partir daí estabelecemos, em conjunto, um programa de trabalho e, normalmente, definimos uma quantidade de sessões para atingirmos os nossos objetivos.

As próximas sessões são permeadas de transes hipnóticos, reavaliações do progresso do tratamento e , também, da realização de tarefas por parte do cliente. Essas tarefas envolvem coisas simples, como assistir determinados filmes, visitar locais específicos, ler um livro que recomendamos ou fazer, no papel, um planejamento de sua vida, entre outras coisas.

 

Quais são os problemas que podem ser tratados pela hipnose?

Basicamente, todo problema que a mente humana criar, pode-se ser tratado pela hipnose. Isso ocorre em função de um pressuposto lógico: “Toda pessoa que cria (inconscientemente, claro) o problema, traz consigo a solução”.

O que fazemos na terapia através da hipnose é, junto com o cliente, localizar a chave que abre a porta do problema.

 

Quanto custa e quais são os meios de pagamento do tratamento com a hipnose?

Hoje, o valor de cada sessão custa R$ 250,00. O pagamento pode ser feito em dinheiro, cheque ou cartão de crédito, parcelado, inclusive.
Normalmente optamos por fecharmos um pacote de sessões, o que permite que o cliente possa pagar no cartão de crédito, em até 10 vezes. Isso significa dizer que , em um pacote de 10 sessões, por exemplo, a pessoa acaba pagando, em média, apenas R$ 250,00 por mês, viabilizando todo e qualquer tratamento.

 
Fale Conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Sobre Jair Soares Psicólogo

Jair Soares - Psicólogo (CRP02/17.569), Hipnoterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Positiva e Coaching - ABRAPPO.

30 Comentários

  1. joao carlos

    Boa tarde Dr, Jair
    meu filho e dependente quimico a 8anos e hoje tem 20anos de idade.
    Seria possivel a recuperação dele?

    Responder
    1. Jair Soares Psicólogo

      Caro amigo,
      possível, é. Entretanto, a pergunta mais básica a ser feita é: Ele ja decidiu parar, realmente. Ou seja, ele ja tomou a decisão e quer ser ajudado?
      Caso sim, então, é possível ajudá-lo. Naturalmente, preciso conhecer o caso de forma mais detalhada. Estou enviando essa mesma resposta por e-mail, OK?

      Responder
  2. Alan Castro

    Boa tarde DR Jair
    Tenho síndrome do pânico a mais de 10 anos as vezes passo um tempo bem mais ultimamente está dando crises muito forte
    Preciso me consultar urgentemente com o senhor
    Queria muito saber qual o valor das seções pra poder me organizar pra ir o mais rápido possível

    Abraço

    Responder
    1. Jair Soares Psicólogo

      Olá, Alan!
      Síndrome do Pânico, hoje chamada de Transtorno de Pânico, é uma exacerbação da ansiedade. O tratamento, quando utilizadas as ferramentas adequadas, têm uma imensa perspectiva de êxito. Enviamos as informações para o seu e-mail, OK?

      Responder
  3. Karol

    Bom dia!

    Acabei de ler uma matéria que diz que a hipnose pode tratar a ansiedade por comer doces. Isso é possível?

    Obrigada.

    Responder
  4. jonhson

    ola doutor a tempos procuro por um hipnólogo e gostaria muito de aprender a auto hipnose para que eu consiga atingir minhas metas profissionais e pessoal tenho problemas de me concentra em algo e em um trabalho, eu não consigo passa mas de um em um trabalho sem que tenha muitas faltas, quando estudo n atinjo um gral de concentração certa pos ou me da sono ou qual quer coisa me tira a concentração, gostaria muito de mudar o meu modo de pensar pos já tentei de ‘’tudo’’ para mudar esse meu jeito de ajir e pensar , caso o senho não possa da esse tipo de instrução peço por favo me indique algum hipnólogo da área, pq o que eu nesse cito da ”auto hipnose” eu ficaria com muita satisfação grato do senho me ajuda! o brigado e boa tarde!

    Responder
  5. Vladimir Brandão

    Bom Dia,

    Sr.jair,

    A pouco assistir uma entrevista gravada do programa opinião pernambuco que tratava sobre medos e fobias, tive alguns anos atrás uma descompressão num táxi aéreo que mudou a minha qualidade de vida, tentei por vezes psicologos associados a técnica de regressão mas não obtive sucesso, me deixando até certo ponto decepcionado em face da expectativa de possíveis resultados que a técnica da hipnose poderia me proporcionar, em face disso, existe algo que o senhor possa me dizer sobre a RM(regressão de memória), que mude meu conceito sobre como tratar o meu problema, pois tenho interesse em efetuar o tratamento, mas preciso de um pouco de alento, pois como disse até o presente momento não obtive resultados satisfatórios.

    Grato.

    At., Vladimir Brandão

    Responder
  6. Maykel

    Dr. Jair, eu gostaria de uma orientação pois este ano estou passando por uma fase muito difícil. Ano passado em 27 de dezembro, 2013, fiz 27 anos. E esse ano , sinto que estou amadurecendo. Na minha infância sofri muito, muito mesmo, pois sempre me sentia só em todos os lugares, mesmo estando arrodeado de pessoas conhecidas. Era muito tímido muito mesmo. Axo que meus pais não souberam me criar. Axo que essa minha timidez, tinha haver com minha criação. Quando criança sofri algumas acusações, e mesmo e ate abusos verbais e ninguém nunca me defendeu. Isso era tão ruim pra mim, me sentia mais sozinho ainda. Esse ano, tenho certeza que estou amadurecendo, apesar de que achava que tinha perdido a timidez. Mas esse ano a infeliz está voltando e pior ainda, com aquela angústia e dor no peito, entende? Pois me dei conta de que, é. Como se as pessoas, minha família não desse a mínima pra mim, ou seja, não ligasse p meu sofrimento, pq eu
    percebo que pra eles é tipo uma birra, como se fosse frescura minha, então percebo também que a timidez tem haver com a raça. Sou mestiço, meu pai é japonês e minha mãe é morena. E axo que tem haver com isso. Pois quando um se sente la em baixo ou triste, o outro vai lá e anima, dar forças e assim visse versa. Quando sou eu… É frescura! Esse ano tem algo maior fazendo eu acreditar que isso não está certo, por que eu também sou gente e tenho direito de ser feliz. E.. Sou do tipo… As vezes tenho ciúmes quando vejo um branco com um negro. Mas não é preconceito. Sou muito ciumento com tudo. E quero um orientação. Por favor me ajude. Já desejei ate morrer Ou me isolar do mundo.

    Responder
    1. Andreia

      Olá, Dr. Gostaria de saber se esse preço pode ser um pouco menor? pode ser conversado? esses 250?Nao trabalho,nao tenhu como pagar, mas se for menor, tenho gente pra me ajudar, preciso muito de ajuda,sofro de depressao, ansiedade, tenho transtorno bipolar,pensamentos suicidas,ideias suicidas,tenho medo de um dia eu me matar mesmo.Se puder me responde, me ajude.Moro em Recife também!

      Responder
  7. natalia

    Já teve a experiência de tratar da tricotilomania? Sou ansiosa, depressiva e desenvolvi ainda menina tricotilomania. Mas, foi na fase adulta que a tricotilomania piorou. Poderia me ajudar nisso ou recomendaria?

    Responder
    1. Jair Soares Psicólogo

      Sim, a tricotilomania tem tratamento . A base disso é ansiedade, o que também tem tratamento. Enviamos a sua resposta pro e-mail, OK?

      Responder
  8. Frederico

    Boa noite!

    Tenho um filha com 14 anos e sofrendo de bulimia. Gostaria de saber se a hipnose já foi usada em casos deste tipo. Moro em Recife e estou procurando meios para ajudá-la.

    Responder
    1. Jair Soares Psicólogo

      Olá, Frederico.
      Sim, a hipnose tem sido utilizada, aliada a outras ferramentas de terapia breve, no tratamento da bulimia com resultados extremamente positivos.

      Responder
  9. Sérgio Brito

    Olá boa noite,

    Gostaria de mais informações sobre o tratamento através da hipnose, tenho dificuldades de organizar minha vida no geral… Financeiro principalmente, não consigo dá continuidade a nada do que começo.. tenho 35 anos, 2 filhos sou separado,,,
    Não tenho carro, casa, nenhum bem.. trabalho como consultor imobiliário e faz mais de 7 meses que nao consigo vender.. sinto que tem algo errado e atrapalhando meu sucesso profissional…

    Tenho sérios problemas de falta de auto estima, confiança e muito medo de tomar certas atitudes do cotidiano como por exemplo,ligar para meus clientes.

    Por favor me ajude, estou desesperado e já pensei até em colocar fim na minha vida…

    Me ajude por favor..

    Responder
    1. Jair Soares - Hipnoterapeuta

      Caro Sérgio, enviamos nossa resposta pro e-mail.
      Abraços!!

      Responder
  10. JULIANA WANDERLEY

    gostaria de obter mais informações, como preço e datas disponíveis para sessões.

    Responder
  11. MARIA NATERCIA

    Dr Jair quantas sessões são necessárias para se livrar da depressão,ansiedade e pensamentos acelerados ?

    Responder
    1. MARIA N.

      Dr. Jair,muito obrigada pela sua atenção!Estou sempre tentando falar com você pelo telefone,mas a chamada não é atendida , está sempre em caixa de mensagem.O que devo fazer?

      Responder
  12. MARIA NATERCIA

    Dr Jair quantas sessões são necessárias para a cura do alcoolismo?

    Responder
    1. MARIA NATERCIA

      Dr Jair quantas sessões são necessárias para manter a vontade de estudar?

      Responder
  13. Sarita

    Ola! Boa tarde. Ano passado cheguei a falar com senhor, mas preocupada com o pagamento não fui a frente, medo de não conseguir pagar,e certa da minha condição, não pudia e nem posso!Peço desculpas por ter feito perder tempo comigo. Deixo claro, que continuo precisando de ajuda,mas continuo desempregada e sofrendo outras situações. Espero um dia, ter condições de fazer o tratamento de hipnose com o senhor. Mas escrevo para lhe parabenizar pelo belo trabalho que faz.Fico muito feliz por conseguir ajudar a tanta gente. Não sei qual a sua religião, mas peço a Deus que te proteja e te ilumine sempre. Um abraço,Sarita

    Responder
  14. Stephani

    olá. minha duvida é porque uma pessoa não pode ficar muito tempo em transe?

    Responder
  15. carlos

    ola boa noite gostaria de informaçoes sobre a hipnose clinica e sua atuaçao no que hoje a sociedade chama de homosexualismo oque um (hipnologo,hipniatra etc..) faria a respeito? ele trataria os traumas ou problemas la da infancia ou isso depende muito do que o hipnotizador e e acredita? ou oque ele faria se algum paciente pedisse ajuda nessa situação?

    um abraço, carlos

    Responder

  16. boa noite,minha cunhada sempre procura algo pra mim incriminar mesmo eu nunca tendo feito nada a ela,( quase 10 anos), sempre tenhos fortes presentimentos de algo que vai acontecer,que sempre acontece, tenho tido mas intensamente sensações de presenças proximas a mim, por sonho e principalmente presenciais, tenho medo!! zumbido,calafrios,quenturas,falta de ar,sentimentos ruins, cujo ja me fizeram tentar me matar por 2 vezes, sei que tenho deus a meu lado,mas a raiva das pessoas que me rodeiam, o amor forte que sinto pelo meu esposo, e tudo que esta ocorrendo me deixa confusa e sem saber como e pq acontecem,não sei se pode me ajudar,espero que sim . Aguardo Roberta Luna

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *