Tratamento da Ansiedade pela Hipnose – Terapia Breve no Recife

Tratamento da Ansiedade e seus Principais Sintomas

Uma pessoa em  cada quatro no mundo, sofre de Ansiedade, um sofrimento intenso caracterizado por um aperto no peito, um aceleramento dos batimentos cardíacos, mãos frias, um suor frio tomando conta do corpo, dificuldade de respirar e medo, muito medo. Medo do que não tem explicação, uma fixação obsessiva com algum problema que nem aconteceu ainda. O Transtorno de Ansiedade é um dos mais angustiantes e cruéis transtornos do mundo atual.

O transtorno de Ansiedade pode ter inúmeras repercussões na vida da pessoa e, de acordo com o seu grau de comprometimento, vai sendo classificado com nomes diferentes.

Na realidade, a imensa maioria dos sintomas que causam tanto sofrimento, está ligada à produção exagerada de adrenalina. Não significa que essa seja a causa do problema, é importante frisar. Pelo contrário, a adrenalina é uma consequência de um sistema de alarme que todos os seres humanos possuem, desde a época das cavernas.

Naquela época, toda vez que estávamos em perigo, o nosso corpo entrava em um modo de alerta, ativando a adrenalina e esta, por sua vez, disparava ( e dispara) uma série de alterações no corpo, preparando a pessoa para lutar ou fugir (chamado de sistema Fight ou Flight ).  Uma vez ativada, a adrenalina funciona em um ciclo retroalimentado, ou seja, enquanto o perigo estiver presente, os níveis de adrenalina vão subindo e, consequentemente, o estado de alerta, de tensão no corpo, pressão sanguínea, aceleramento da respiração e todo o  resto, também sobem, preparando para uma resposta imediata. Caso a ameaça fosse real, o corpo estava pronto para reagir. Do contrário, o sistema seria desligado.

Esse software, essa estrutura de reação diante do perigo fico gravado no cérebro e é muito saudável, quando o seu funcionamento está adequadamente regulado.

O problema se agrava quando o acúmulo de pressões do dia a dia vão submetendo o indivíduo a cargas, cada vez maiores, de estresse e corpo vai ficando cada vez mais hiperativado, em estado de alerta contínuo. A partir daí, o estado de preocupação torna-se crônico, com crises contínuas ou até mesmo esporádicas, mas de intensidade tal que causa imenso sofrimento e desespero para quem é acometido desse transtorno.

Abaixo, listamos os tipos de Ansiedade, esclarecendo que todos eles podem ser tratados através da Hipnose

  • Agorafobia: Ansiedade que se sente em locais ou situações onde pode ser difícil ou embaraçoso escapar. Por exemplo, no meio de aglomerações, de shows, até mesmo dentro de um shopping center.
  • Estresse pós-traumático: Ansiedade sentida após ter-se vivenciado um evento traumático, fazendo com que a pessoa passe a reviver, mental e emocionalmente, a situação passada.
  • Ansiedade Generalizada: Quando a ansiedade inunda a vida da pessoa, tornando-se presente por horas, dias e meses. Causa preocupações exageradas, medos exacerbados, tensão corporal, insônia, irritabilidade e explosividade.
  • Fobias: Caracterizada por um medo excessivo e irracional diante da presença, ou até mesmo diante da possibilidade da presença de algum objeto ou situação que causa pavor. Como exemplo, temos pessoas com fobias de sangue, de fobias de animais, fobias de cobras, fobias de cães, fobias de sapo, fobias de  altura, fobias de elevador, fobias de avião, fobias de ficar doente, etc.
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo: Mais comumente conhecido como TOC, é um caracterizado pela presença de pensamentos obsessivos e necessidade de realizar alguns rituais para suprimi-los, como lavar as mãos repetidamente, dar um determinado número de voltas na chave para fechar a porta, alinhar objetos,etc.
  • Fobia Social: É um medo persistente de situações em que a pessoa acredita estar exposta à avaliação dos outros ou tem um receio exagerado de se comportar de maneira vergonhosa.

Mas, Afinal, A Ansiedade Tem Tratamento Eficaz Realmente?

Sim.  Em nossa clínica, ao longo de quase uma década de atendimentos, os Transtornos de Ansiedade são os que mais se destacam, tanto por serem os mais comuns, quanto por terem os melhores índices de remissão através da utilização da Hipnose como principal meio de terapia, o que é muito bom. Muito bom também é o fato de que, na maioria das vezes, o tratamento tem atingido os seus objetivos em um terço do tempo, ou menos, de uma terapia convencional.

O tratamento consiste em desarmar os estados de hiperalerta emitidos pelo corpo, que são ativados por situações vivenciadas e acumuladas ao longo do tempo e, em seguida, instalar mecanismos poderosos para prevenir que a Ansiedade volte a se instalar. Ou seja, a meta do tratamento da Ansiedade através da hipnose é buscar resolver o problema que já está presente e prevenir para que não haja recaídas no futuro.
Com índices obtidos acima de 90%, baseando-nos em nossos atendimentos já realizados, desde que se utilize as metodologias mais adequadas, não se justifica que se continue sofrendo de Transtornos de Ansiedade quando já tecnologia terapêutica avançada para o tratamento adequado do problema.

Fale Conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Sobre Jair Soares Psicólogo

Jair Soares - Psicólogo (CRP02/17.569), Hipnoterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Positiva e Coaching - ABRAPPO.

2 Comentários

    1. Jair Soares Psicólogo

      Atendemos no Rio Mar Trade Center, no Shopping Rio Mar – Pina, Recife.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *